Demorou dois jogos da temporada regular e outros tantos da pré-temporada, mas finalmente Tiago Splitter pode dizer que é um jogador da NBA. Na noite desta segunda-feira, o brasileiro fez seu primeiro jogo com a camisa do San Antonio Spurs, atuando durante 10min24s na vitória sobre o Los Angeles Clippers por 97 a 88.
Reserva de DaJuan Blair, Tiago foi chamado pelo técnico Gregg Popovic com menos de quatro minutos de jogo devido às duas faltas que já haviam sido cometidas pelo titular. O catarinense de 25 anos teve números discretos: dois pontos, dois rebotes, uma falta, um roubo e um desperdício, com 50% de aproveitamento nos arremessos.
Substituído na segunda metade do primeiro quarto por McDyesse, Splitter passou todo o segundo período no banco, só voltando à quadra no final da terceira etapa. Jogou ainda os primeiros quatro minutos do último quarto, saindo de quadra em definitivo para a entrada do francês Tony Parker.
A única cesta de Splitter na NBA foi para dar moral: após passe do argentino Manu Ginóbili, um de seus principais amigos no time, o brasileiro enterrou com a mão direita para fazer os primeiros pontos da etapa decisiva, que ampliou a vantagem da franquia do Texas para 77 a 65.
Logo após a partida, Tiago deixou as primeiras impressões através de sua conta no microblog Twitter. "Meu primeiro jogo na Nba! 01/11/10, vou ter que marcar esse dia. To feliz por ajudar o time e principalmente porque nao senti a lesao... Valeu pela galera q ficou acordada no Brasil!! Brigaduuu", escreveu o pivô, que não havia atuado até então por conta de um problema no músculo plantar da batata da perna direita.
Eleito o melhor jogador da Liga ACB, a mais importante do mundo depois da NBA, na última temporada, Tiago deve voltar à quadra na quarta-feira, quando o San Antonio Spurs encara o Phoenix Suns. O time, até agora, soma duas vitórias em três jogos, enquanto o Clippers perdeu as quatro partidas que disputou.
Leandrinho
Outro brasileiro que esteve em quadra esta noite foi Leandrinho Barbosa, pelo Toronto Raptors. E ele não teve uma boa atuação, marcando apenas dois pontos e pegando três rebotes nos 11 minutos em que jogou na derrota para o Sacramento Kings por 111 a 108.
Ele teve apenas 12,5% de aproveitamento nos arremessos (1/8). O principal erro se seu a 16 segundos do fim, quando poderia empatar a partida em 109 pontos, mas desperdiçou uma bola de três. Ele também volta a jogar na quarta, só que contra o Utah Jazz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário