sexta-feira, 29 de outubro de 2010

NBB ESTRÉIA NESTA SEXTA



Com o início do principal campeonato nacional de basquetebol, surgem as dúvidas de como a CBB vai atuar em relação aos atletas na competição. Como serão tratados os atletas que se destacam? O técnico Rúben Magnano vai estar presente durante todo o campeonato? Os atletas mais novos, que tem potencial para estar na seleção brasileira, adulta, terão tempo suficiente de quadra?
Não adianta reclamar de maus resultados no fim da temporada, depois que, mais um ano se passou e realmente nada de novo foi feito!
Eu espero que a união das cabeças pensantes da CBB consiga fazer a sua parte em relação a dar suporte aos atletas que estão disputando nosso principal campeonato, pois dali sairão muitos que lutarão pela vaga olímpica de 2012.

 

Vamos  conhecer as equipes que disputarão a temporada 10/11 do NBB.


BRASÍLIATítulos do NBB - Um (2009/10)
Campanha em 2009/10 - 21 vitórias e cinco derrotas (primeiro lugar)
Nos playoffs - Ficou com o título

Destaque- Alex Garcia



Alex Garcia é muito mais do que um exímio defensor. Na última temporada do NBB, o ala-armador foi um dos pilares ofensivos da equipe do Brasília. Em quase 28 minutos por noite, Alex registrou média de 16,4 pontos e teve um bom aproveitamento de 49% nos arremessos de quadra. No Mundial da Turquia, o atleta fez 8,3 pontos e 3,3 rebotes por jogo.

Prognóstico - Junto com o Flamengo, a equipe da capital Federal é favoritíssima ao bicampeonato. O Brasília manteve a base que conquistou o título do ano passado, com jogadores experientes como Guilherme Giovanonni, Nezinho Santos, Alex Garcia e Arthur Belchor. Entre os reforços, destaque para os pivôs Alírio Souza, que estava no Flamengo, e Lucas Tischer, ex-Assis. FLAMENGO
Títulos do NBB - Um (2008/09)
Campanha em 2009/10 - 20 vitórias e seis derrotas (segundo lugar)
Nos playoffs - Ficou com o vice-campeonato

Destaque- Marcelinho Machado



Marcelinho Machado é “o cara” dessa equipe do Flamengo. Na última temporada do NBB, Machado foi o cestinha absoluto do torneio com média de 27,3 pontos em pouco mais de 36 minutos em quadra por noite. No Mundial da Turquia, Machado também foi peça importante dentro do esquema do argentino Rubén Magnano. Em solo europeu, ele obteve números expressivos: 12,7 pontos e 1,2 rebotes por jogo.

Prognóstico - O Flamengo tem tudo para brigar até o final por mais um título. Na primeira temporada do NBB, o troféu ficou na Gávea. No ano passado, contudo, a hegemonia rubro-negra caiu por terra diante do poderoso Brasília. Para 2010/11, o título está na ordem do dia. Para isso, o clube carioca conta com nomes de peso, como o já citado Marcelinho Machado e o pivô Bábby. FRANCA
Títulos do NBB - Nenhum
Campanha em 2009/10 - 17 vitórias e nove derrotas
Nos playoffs - Perdeu a semifinal para o Flamengo (3 a 1)

Destaque – Helinho Garcia



Aos 35 anos, o armador Helinho segue esbanjando categoria e experiência pelos lados francanos.  Na temporada passada, o experiente atleta desfalcou a equipe por conta de problemas físicos, mas mesmo assim registrou médias de 14,5 pontos e 4,7 assistências por combate.

Prognóstico - Caso esteja inteira, a equipe de Franca tem tudo para repetir a excelente campanha de 2009/10 e sonhar com o inédito título do NBB. Para ir ainda mais longe, o time francano se reforçou com atletas importantes, como o ala Dedé, que estava no Paulistano, e os norte-americanos, Maurice Spillers, ex-Obras Sanitárias (Argentina), e Chas McFarland, ex-Universidade de Wake Forest (EUA) –- a mesma de Tim Duncan e Chris Paul, astros da NBA .

MINAS TÊNIS CLUBE

Títulos do NBB - Nenhum
Campanha em 2009/10 -17 vitórias e nove derrotas
Nos playoffs - Perdeu a semifinal para o Brasília (3 a 2)

Destaque – Raulzinho Neto



O jovem Raul Togni Neto, o Raulzinho, foi muito bem no último NBB. O armador apareceu aos poucos como destaque e terminou o torneio com média de 5,6 pontos e 2,4 assistências em pouco mais de 12 minutos por jogo. O bom desempenho despertou os olhares do argentino Rubén Magnano, que decidiu levar o garoto para o Mundial da Turquia. É verdade que Raulzinho pouco jogou na Europa, mas ganhou muita experiência só de ter convivido com os astros brasileiros da NBA.

Prognóstico - A equipe mineira manteve quase toda a base da temporada passada. Jogadores importantes como o argentino Facundo Sucatzky -- líder nas assistências em 2009/10 -- e o jovem Raulzinho foram mantidos. Com praticamente o mesmo elenco, exceto pelo norte-americano Bernard Robinson, que já atuou por New Jersey Nets e Charlotte Bobcats (ambos da NBA), o Minas Tênis Clube está num nível abaixo de Flamengo e Brasília, mas deverá incomodar bastante nos playoffs.

JOINVILLE

Títulos do NBB - Nenhum
Campanha em 2009/10 - 15 vitórias e 11 derrotas
Nos Playoffs - Perdeu nas quartas de final para o Minas Tênis Clube (3 a 0)

Destaque - Paulinho Boracini



O armador Paulinho Boracini foi o grande reforço do Joinville para a disputa da temporada 2010/11 do NBB. O jogador, que estava no Paulistano na última época, foi o segundo cestinha do Nacional masculino com média de 23,2 pontos em quase 36 minutos por noite.

Prognóstico - O Joinville se reforçou com alguns desconhecidos e com jogadores já tarimbados no cenário nacional, como é o caso do pivô Fernando Coloneze, de 32 anos e que veio do Flamengo. O ala Luis Felipe Gruber, que estava no basquete espanhol, também chega para dar força à equipe catarinense, mas ainda é muito cedo para pensar em título.PINHEIROS

Títulos do NBB - Nenhum
Campanha em 2009/10 - 14 vitórias e 12 derrotas
Nos playoffs - Perdeu nas quartas de final para o Franca (3 a 0)

Fique de olho – Marquinhos Vieira



O ala Marquinhos Vieira é um dos grandes destaques individuais do NBB. Com passagens pela NBA, pelo basquete europeu e pelo selecionado brasileiro, o atleta tem tudo para fazer uma grande temporada. No Mundial da Turquia, Marquinhos foi muito importante, especialmente no duelo contra os EUA, quando surpreendeu ao anotar 16 pontos.

Prognóstico - O Pinheiros conseguiu bons reforços para a disputa da temporada. Além de contar com grandes valores individuais, como o selecionável Marquinhos Vieira e o norte-americano Shamell Stallworth, o clube buscou nomes de peso como o argentino Juan Pablo Figueroa, que estava no Atenas de Córdoba, da Argentina, e o pivô Bruno Fiorotto, ex-Tenerife (Espanha). Com as novas peças aliadas à experiência do ala-pivô Alexandre Olivinha, o Clube Pinheiros já pode sonhar com o troféu do NBB. Mas só sonhar por enquanto...

SÃO JOSÉ

Títulos do NBB - Nenhum
Campanha em 2009/10 - 13 vitórias e 13 derrotas
Nos Playoffs - Perdeu nas quartas de final para o Flamengo (3 a 0)

Destaque - Murilo Becker



O pivô gaúcho Murilo Becker é mais um daqueles que fez parte do grupo que foi ao Mundial da Turquia. Em solo europeu, Murilo foi pouco acionado, mas quando entrou cumpriu bem seu papel. No último NBB, quando vestiu a camisa do Minas Tênis, o pivô registrou médias de 18,0 pontos e 9,0 rebotes por jogo.

Prognóstico - Murilo Becker foi o grande reforço da equipe paulista para a temporada, mas ele sozinho dificilmente trará o título para a cidade de São José dos Campos. Além dele, alguns atletas menos expressivos foram contratados, mas será pouco para pensar em título. O clube mais uma vez deverá cair nas quartas de final. Com muita sorte chega à semifinal, mas para por aí. BAURU
Títulos do NBB - Nenhum
Campanha em 2009/10 - 12 vitórias e 14 derrotas
Nos Playoffs - Perdeu nas quartas de final para o Brasília (3 a 0)

Destaque - Larry Taylor



O armador norte-americano Larry Taylor é o grande jogador da equipe bauruense. Aos 30 anos, o atleta teve médias de 17,3 pontos, 5,5 rebotes e 5,5 assistências na última temporada do NBB. Ao lado do ala-armador Fischer, que também obteve destaque em 2009/10, Larry deverá liderar a campanha do Bauru.

Prognóstico - O clube do Interior paulista contratou pouco para brigar pelo título nacional. O principal reforço foi o ala-pivô Douglas Nunes, de 23 anos e 2m08. Nunes estava no basquete espanhol, mais especificamente no Leyma. Quem também chega é Júlio Toledo, ex-Araraquara, e Thyago Aleo, ex-Londrina. ASSIS
Títulos do NBB - Nenhum
Campanha em 2009/10 - 11 vitórias e 15 derrotas
Nos playoffs - Foi eliminado nas oitavas de final ao perder todas as três partidas que disputou

Destaque – Adriano Machado



O pivô Adriano Machado disputou a última temporada pelo time de Londrina e registrou médias por jogo de 10,2 pontos e 6,6 rebotes. Debaixo da cesta, o carioca de 27 anos e 2m08 deverá ser o principal responsável pelas jogadas da equipe do interior paulista.

Prognóstico - A equipe de Assis passou por uma série de mudanças quanto à temporada passada. Apenas cinco jogadores foram mantidos no elenco: o armador Ricardo Giannecchini, os alas Danilo e Flavinho e os pivôs Mosso e Paulo. Uma das caras novas de Assis para o NBB é o ala-armador Luciano Matão, de 24 anos, que disputou os dois últimos campeonatos universitários dos EUA pela Universidade de Idaho. O reforço, no entanto, deverá ser pouco para o clube chegar aos playoffsARARAQUARA
Títulos do NBB - Nenhum
Campanha em 2009/10 - 10 vitórias e 16 derrotas
Nos playoffs - Foi eliminado nas oitavas de final ao perder todas as três partidas que disputou

Destaque - Mark Borders



O norte-americano Mark Borders foi o grande reforço de Araraquara para a disputa do NBB. O armador disputou a última temporada pelo Assis e conseguiu destaque com média de 14,8 pontos e 4,8 assistências em pouco mais de 26 minutos em quadra por noite.

Prognóstico - A equipe de Araraquara trouxe bons reforços para a temporada 2010/11. Além do norte-americano Mark Borders, outro nome de peso que chegou foi Jefferson Sobral, ex-Joinville. No mais, o clube paulista manteve praticamente a mesma base do último ano e tem chances de brigar pelos playoffs. PAULISTANO
Títulos do NBB - Nenhum
Campanha em 2009/10 - 10 vitórias e 16 derrotas
Nos playoffs - Foi eliminado nas oitavas de final ao perder todos os três jogos que disputou

Destaque - Jordan Burger



Uma das jovens promessas do basquete nacional, o ala catarinense Jordan Burger, de 19 anos, retorna ao Brasil após cinco anos defendendo o Sevilla Cajasol, da Espanha.  Burger chegou a ser chamado pelo técnico argentino Rubén Magnano para participar de treinamentos junto com o selecionado brasileiro no Rio de Janeiro.

Prognóstico - O Paulistano perdeu seus dois principais jogadores para a disputa da temporada 2010/11: Paulo Boracini e Dedé Stefanelli. Para compensar as perdas, poucos reforços chegaram. O principal deles é o já citado Jordan Burger, que deverá auxiliar o jovem e promissor ala-armador Betinho Duarte durante a campanha. O clube da capital paulista, no entanto, tem poucas expectativas para o torneio.VILA VELHA
Títulos do NBB - Nenhum
Campanha em 2009/10 - Oito vitórias e 18 derrotas
Nos playoffs - Foi eliminado nas oitavas de final ao perder todos os três jogos que disputou

Destaque - Felipinho



O ala Felipinho é um dos poucos destaques do Vila Velha para a disputa do NBB. Na temporada 2009/10, o jogador obteve média de 5,6 pontos em 13 minutos por partida. Com mais espaço dentro da equipe, o atleta de 24 anos deverá ganhar mais destaque no cenário nacional.

Prognóstico - O Vila Velha segue sendo um dos times mais fracos do Campeonato Brasileiro de basquete. O clube trouxe alguns reforços para a disputa da nova temporada, mas nenhum deles deve causar grande impacto, o que indica que a equipe deverá continuar entre os últimos colocados do torneio.LIMEIRATítulos do NBB - Nenhum
Status - Estreante

Destaque - Ronald Ramon




Recém-contratado pela equipe de Limeira, o armador dominicano Ronald Ramon, de 24 anos, chegou para ser um dos destaques da equipe na disputa do campeonato nacional. Ramon estava no Toros de Aragua, da Venezuela, e vem fazendo um bom Campeonato Paulista.

Prognóstico - O time limeirense trouxe nada mais nada menos do que nove reforços para a disputa da temporada 2010/11. Entre as novas caras, destaque para o ala-pivô André Bambu, que veio do Paulistano, e para o norte-americano Durelle Brown, ex-Regatas Corrientes (Argentina). O elenco demorará um pouco para se entrosar dentro de quadra e deve lutar até o final por uma vaga nas oitavas.
UBERLÂNDIA
Títulos do NBB - Nenhum
Status - Estreante

Destaque – Valtinho Apolinário



O armador Valtinho Apolinário é o grande destaque dessa experiente equipe de Uberlândia. Aos 33 anos, o armador, que estava no Brasília, foi o principal reforço do clube para a disputa da temporada 2010/11 do NBB. Na última época, o atleta obteve médias de 11,7 pontos e 4,9 assistências por partida.

Prognóstico - Apesar de ser um dos estreantes, o Uberlândia possui um elenco recheado de atletas experientes, como o já citado Valtinho e o pivô Estevam Ferreira. O clube ainda terá o reforço do pivô Hátila Passos, que estava no Marinos, da Venezuela, e dos norte-americanos Robert Day, ex-Lobos Grises (México), e Robby Collum, ex-Defensor (Uruguai). Com esse time rodado, o “novato” Uberlândia tem tudo para dar trabalho às grandes equipes do basquete nacional. 

VITÓRIA

Títulos do NBB - Nenhum
Status - Estreante

Destaque - Guilherme Filipin




O ala-armador Guilherme Filipin foi um dos destaques da última temporada do NBB, quando vestiu a camisa da equipe de Londrina. Ele foi o quarto maior cestinha do torneio com média de 21,1 pontos por noite. Agora no Vitória, o jogador terá carta branca para liderar o time e deverá mais uma vez figurar entre os maiores pontuadores do campeonato.

Prognóstico - Em sua estreia no NBB, o Vitória conta com um elenco fraco e deverá ficar entre os últimos colocados. A maioria de seus atletas veio do Saldanha da Gama, equipe que ficou com o último lugar na última temporada com seis triunfos e 20 derrotas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário