sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

HÉLIO RUBENS PODE CAIR EM FRANCA?

Equipe mais tradicional do basquete brasileiro, o Franca encara a cobrança por resultados de um de seus principais patrocinadores. Descontente com o desempenho nos últimos torneios, a prefeitura local cobra mudanças técnicas e ameaça cortar o aporte financeiro que dá à equipe.
Prefeito de Franca, Sidnei Rocha (PSDB) se mostrou inconformado com a eliminação na primeira fase da Liga Sul-Americana, após derrotas para Boca Juniors e Flamengo. O político classificou o desempenho da equipe como “medíocre” e cobrou medidas imediatas da direção do time para manter o apoio municipal ao basquete.
“Como quem tem certamente o melhor plantel do Brasil, com jogadores de primeira linha e um time da categoria e do custo do Franca Basquetebol, apresenta algo tão ruim como o que nós assistimos?”, questionou o dirigente ao Diário da Franca. “Estou estudando a possibilidade de não liberar mais verba a partir do ano que vem. Não está havendo o resultado que a população espera. Temos uma tradição de 50 anos e não podemos ser eliminados de forma tão medíocre”.
A prefeitura de Franca é atualmente a segunda principal patrocinadora da equipe de basquete, com um apoio de aproximadamente R$ 380 mil por ano, além de ceder a estrutura do ginásio municipal Pedro Murilla Fuentes, conhecido como Pedrocão. O principal apoio vem da parceria com a Vivo, que investe cerca de R$ 1,5 milhão anual no time.

A principal cobrança de Rocha seria por uma mudança na comissão técnica. O atual treinador da equipe paulista é Hélio Rubens Garcia, dono de nove títulos nacionais (seis com o Franca) e que está no comando desde 2005. Ele também dirigiu o time entre 1981 e 2000. Formados no Franca, Chuí, Carlão, João Marcelo Leite e Guerrinha são especulados como possíveis substitutos do veterano técnico.
A diretoria do Franca, porém, nega que as cobranças da prefeitura causarão mudanças na equipe. Presidente do clube, Luis Carlos Teixeira afirmou que Sidnei Rocha “falou como torcedor”, disse estar satisfeito com o desempenho da equipe e com o trabalho desenvolvido por Hélio Rubens.
“Credito isso como um desabafo de um torcedor. Como prefeito, ele já apoia o basquete a algum tempo e acredita no trabalho que está sendo feito”, disse Teixeira. “A direção técnica e o elenco gozam de toda a confiança. Os resultados são altamente positivos. Revés toda equipe tem. Tivemos um desempenho brilhante na primeira fase da Sul-Americana e perdemos por diferença pequena no Rio. São torneios equilibrados”.
Apesar das ameaças de Rocha, Teixeira confia que o contrato de patrocínio com a prefeitura será renovado para a próxima temporada. O dirigente revelou que as negociações já estão em andamento e se mostrou otimista em um aumento da verba para 2011.
“As negociações já estão em curso, estamos discutindo com a prefeitura. Tenho convicção de que o prefeito vai renovar a verba com o basquete, pois é muito representativo para cidade. Leva o nome de Franca no cenário nacional e internacional”, afirmou Teixeira. "Temos atletas de altíssimo nível, de pessoas de bem. Obviamente que, se tivermos um aporte maior, isso nos dará maiores possibilidades. O município tem consciência sobre isto”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário