segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

SANTO ANDRÉ ACABA COM A INVENCIBILIDADE DE AMERICANA NA LBF

Não existe mais equipe invicta na Liga de Basquete Feminino. Com uma grande atuação na noite deste sábado, Santo André bateu Americana por 74 a 65 fora de casa e interrompeu uma série de sete vitórias do adversário. A derrota na rodada de abertura do returno foi um duro golpe para a equipe dirigida por Luiz Augusto Zanon, que só manteve a ponta do campeonato nacional sobre Catanduva pela melhor média de pontos.

Se não assistiu a um jogo tecnicamente brilhante, o bom público que compareceu ao ginásio do Centro Cívico de Americana viu uma partida disputada com muita intensidade, principalmente por parte das meninas dirigidas por Laís Elena. Na véspera, a treinadora do time do ABC já anunciava que daria ênfase à marcação para evitar que as pivôs Mamá e Karina e as habilidosas Karla e Helen pudessem desequilibrar. Depois de um primeiro tempo pautado pelo equilíbrio, em que a vantagem pendeu ora para um lado ora para outro, Santo André dominou a segunda fase e, contando com o nervosismo de Americana, conquistou um grande resultado. Além do trabalho coletivo, valeu-se também da ótima atuação da armadora Kátia, que marcou 16 pontos graças ao aproveitamento dos lances de três pontos, e da habilidosa canhota Micaela, fundamental na arrancada a partir do terceiro quarto.
Um dos destaques da quadra, Micaela tinha na ponta da língua a explicação para a vitória. "Não dormimos na defesa. Viemos preparadas para marcar as bolas de três e atacar bem, com desenvoltura. Perdemos o jogo do primeiro turno e agora estamos correndo atrás. Temos de entrar bem em todos os jogos e fazer um segundo turno diferente", comentou a principal anotadora de Santo André, com 17 pontos.
Zanon fez o que pôde para evitar o insucesso: esgotou os pedidos de tempo, reclamou, apelou para a garra e a marcação, promoveu diversas alterações, mas foi tudo em vão. "Faltou o ritmo que vinha implantando, era a nossa preocupação depois de um mês parado. Desde o início eu falava isso, o resto foi parte do jogo. Jogamos muito presos, com momentos ruins e não soubemos levantar a equipe", admitiu o treinador, que já na segunda-feira terá novo compromisso em sua quadra contra São Caetano. Santo André permanecerá no interior paulista e no mesmo dia e horário das 20 horas enfrentará Ourinhos.

Ourinhos bate São Caetano na estreia de Plutin

Em Ourinhos, as donas da casa se impuseram com tranqüilidade sobre o lanterna São Caetano por 78 a 55. A pivô cubana Plutin estreou no time dirigido por Urubatan Paccini e mostrou que poderá ser importante na campanha do segundo turno. A ex-jogadora da seleção do país caribenho anotou 14 pontos e só foi superada pela companheira Tatiele, que marcou um a mais e foi a cestinha da noitada. Plutin também brilhou debaixo do garrafão, onde apanhou três rebotes na defesa e seis no ataque.
O São Caetano apresentou as duas novidades longamente aguardadas pelo técnico Norberto Silva, o Borracha. Mas, ainda sem ritmo de jogo, as pivôs Nádia, que começou jogando, e Grazi pouco puderam fazer contra um adversário superior desde o início da partida. As duas equipes voltam a jogar na segunda-feira, às 20 horas. Ourinhos receberá Santo André em duelo que valerá a terceira posição e São Caetano terá a complicada missão de medir forças contra Americana na casa do líder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário