quarta-feira, 30 de novembro de 2011

BATE PAPO COM MARCELO MACHADO - RUMO A LONDRES

É com muito orgulho que publico essa matéria no blog. Marcelo Machado é um amigo de longa data. Guerreiro dentro e fora das 4 linhas, conseguiu depois de algumas tentativas ajudar a nossa seleção nacional a voltar aos jogos olimpícos. Esse carioca de personalidade forte e coração grande, nos conta um pouco de sua carreira.


DEFESA E ATAQUE - Diga como o basquete entrou na sua vida ?

MARCELO MACHADO - O basquete sempre fez parte da minha vida. Quando criança acompanhava os jogos do meu pai e meu tio, e depois acompanhei o meu irmão mais velho Ricardo que começou a jogar com 9 anos. Acho que pela proximidade eu começei a praticar e depois que me federei pelo Flamengo vi que gostaria de tentar fazer daquele esporte a minha profissão.

DA - Conte para nossos leitores sua trajetória no basquete, clubes e títulos que você conquistou.

MM -Começei no Flamengo aos 10 anos fiquei lá por 4 anos sendo 2 de pré-mirim e 2 de mirim. Depois como meu pai era diretor de basquete do Fluminense ficava mais fácil ele me acompanhar por lá e eu fui pro Fluminense , clube no qual fiquei até adulto. Depois rodei por alguns lugares pra ganhar experiência e jogar campeonatos nacionais uma vez que o Fluminense não jogava. Joguei no Ginástico- MG, Corinthians-RS, Tijuca, Botafogo, clube no qual tive a projeção nacional. Em 2001 voltei para o Fluminense e 2002 fui para a Europa, onde joguei na Itália (Rimini Crabs) e na Espanha (Lobos Cantabria), voltei para jogar no Telemar, Uberlândia e em 2006 voltei a Europa para jogar na Lituânia, no Zalguiris. Em 2007 cheguei ao Flamengo, desde então conquistei alguns títulos importantes e estou muito feliz por jogar no meu time de coração.

DA - Dentro da seleção brasileira, muitos corneteiros de plantão, sempre disseram que a geração Marcelinho Machado não conseguiria vaga para uma Olimpíada. Hoje com a vaga garantida como você se sente?

MM - Não me sinto totalmente realizado, porque ainda não disputei uma olimpíada, mas muito feliz por ter feito parte da equipe que colocou o Brasil de volta em uma olimpíada.


DA - Durante o Pré-Olímpico nossa seleção evoluiu jogo a jogo. Jogadores menos tarimbados foram pegando confiança e moral. Depois da derrota para Republica Domenicana houve alguma reunião entre comissão e jogadores ou somente entre os jogadores? Se houve você pode nos revelar o que foi conversado?Houve alguma cobrança?

MM - Não houve nenhuma reunião exclusiva dos jogadores, mas constantemente tínhamos reuniões técnicas. O ambiente sempre foi muito tranquilo e confiante, pois sabíamos que estávamos preparados para conquistar a vaga.


DA- Diga para nossos leitores momentos marcantes em sua carreira dentro e fora das quadras. Aqueles que você vai carregar pra sempre em sua memória.

MM - A minha final de pré mirim, que nós havíamos perdido dois jogos pra esta mesma equipe que enfrentaríamos na final, e ganhamos com uma boa atuação minha. A minha primeira seleção brasileira sub-21, onde fomos campeões Sul Americanos. Os três títulos Pan Americanos e as duas Copas América com a seleção, o Nacional com o Telemar e os dois Nacionais e o Sul Americano com o Flamengo.

DA -Você foi o cestinha dos últimos 4 campeonatos nacionais, 3 NBB e 1 Camp. Nacional. O que esperar do Marcelo para esse NBB 2011/2012?

MM- Mais do que nunca vou me preparar para fazer uma grande temporada. É um ano importante para o Flamengo e ano de Olimpíada.

DA - Você já sabe o que quer fazer depois de parar de jogar? Pretende seguir na modalidade de alguma forma?

MM - Tenho algumas idéias e quase todas relacionadas ao esporte.



DA -Você jogou no Botafogo e foi o  maior ídolo do clube na época, jogou no Fluminense e agora no Flamengo se tornou ídolo novamente. Você é o verdadeiro rei do Rio? Como lida com o assédio dos torcedores cariocas e também a nível nacional?

MM- Rei do Rio é coisa de jogador de futebol, mas é certo que sou muito identificado com a cidade do Rio de Janeiro. Dos meus 26 anos de basquete, 22 eu joguei no Rio.
Fico muito grato quando os torcedores me pedem fotos ou autógrafos na rua ou depois dos jogos porque isso é um reconhecimento do meu trabalho e uma demonstração de carinho.

DA - Deixe uma mensagem para os jovens que estão nas categorias de base e sonham ser um Marcelo Machado dentro do esporte.

MM- Sonhem alto e trabalhem duro para alcançar o seu sonho. Porque por mais que você possa vir a não alcançar o seu sonho, você estará sempre evoluindo.

DA - Pode fazer suas considerações finais, agradecer a quem quiser , enfim fique a vontade. O espaço é seu.

MM -É um prazer falar com vocês, principalmente pela oportunidade que tive em conhecer o Betão, a quem tenho muito respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário