domingo, 25 de setembro de 2011

RUMO À LONDRES - BATE PAPO COM TIAGO SPLITTER

No quadro Rumo à Londres, vamos conversar com um dos pilares de nossa Seleção Nacional que conseguiu a vaga para as Olimpíadas de 2012. Tiago Splitter Beims, nasceu no dia 1 de janeiro de 1985 no estado de Santa Catarina.
Eu tive a oportunidade de conhecê-lo em seu ultimo ano no Brasil, quando era um jove de 15 anos já participava da equipe do Ipiranga de Blumenau, ocasião em que disputamos o Campeonato Nacional de 1999, juntos.
Em junho de 2010, Splitter ganhou o prêmio de melhor jogador (MVP), da temporada regular da Liga Espanhola de Basquetebol (ACB). Consolidando a boa temporada, também foi eleito o MVP das finais, quando sua equipe conquistou o título. Ele é apenas o segundo jogador em toda a história da Liga ACB a ganhar estes dois prêmios (o pivô lituano Arvydas Sabonis os ganhou na temporada 1993/94).


DefesaeAtaque - Tiago, diga para os leitores do blog como o basquete entrou na sua vida, faça um resumo de sua carreira até agora.

TiagoSplitter - Comecei a bater bola pela influencia do meu pai que também jogava basquete,  desde pequeno já ganhava bolas de basquete no Natal.
Comecei no Ipiranga em Blumenau, até os 15 anos fiquei em casa, depois recebi uma proposta pra jogar na Espanha,  com um contrato longo de  10 anos. Minha família achou boa a estrutura do Baskonia , então fui pra la.
Foram vários anos aprendendo e crescendo como jogador, com 25 anos assinei no San Antonio Spurs, onde jogo até hoje.

DA -  Como foi sua transição do basquete brasileiro para o europeu? Quais foram suas maiores dificuldades para se adaptar ao jogo europeu, com a língua e costumes, já que você era um garoto na época?

 

TS - Com relação ao basquete não teve muita adaptação, era muito novo, aprendi quase tudo na Espanha. Mas comida, cultura e língua foi mais difícil. Tinha um sonho enorme, com muita vontade e dedicação passei por essas dificildades.

DA - Alguma vez você pensou em desistir e voltar para o Brasil? 

TS - Nunca pensei em voltar, pensava em seguir por lá e continuar trabalhando forte. Nunca pensei em desistir.

DA - Você se tornou o jogador mais prestigiado no Caja Laboral, principalmente na sua última temporada quando foi campeão. Qual foi, na sua opinião, o fator mais importante do sucesso de sua carreira?

TS - Trabalho, trabalho e trabalho. Treinei muito e por isso acho que cheguei onde estou. Mas não paro por aqui, o mais difícil é se manter no topo.



DA -  Você imaginava, quando começou a jogar na base, que poderia chegar à NBA? Muitos jovens acham que isso nunca seria possível acontecer com eles. Deixe uma mensagem de motivação para os garotos e garotas praticantes da modalidade

TS - Eu sempre tive isso como sonho, mas, quando as coisas vão acontecendo e você vai melhorando, esse sonho se torna um objetivo.

 DA - Depois da classificação tão sonhada para as Olimpíadas de Londres, qual sua perspectiva com relação à seleção brasileira em 2012?

TS - Muito boa. Acho que, se nós chegarmos bem nas Olimpíadas, temos chances de beliscar uma medalha!!




DA -  Como você observa a Seleção Brasileira antes e após a entrada do técnico Ruben Magnano? O que mudou de fato?

TS - Acho que ficou claro a diferença. Time bem colocado e organizado, tanto no ataque como na defesa.

DA - Tem algum fato ou momento divertido que aconteceu nesse pré-olímpico com o grupo, dentro ou fora de quadra que você pode nos contar?

TS - Tem muitos momentos, um dos mais engraçados foi quando os novatos tiveram que contar piadas e o Benite contou uma piada de Argentinos na frente do Magnano.

DA -  Com a greve na NBA, qual o rumo que você deve dar a sua carreira? Será que temos chance de vê-lo jogar  por uma equipe brasileira? 

TS - Estou pensando ainda o que vou fazer. Mas, minha intenção é jogar em algum lugar até o final da greve. Porque não no Brasil?!?!?

DA - Você pode fazer suas considerações finais, agradecer a quem quiser, alguém que o tenha ajudado em algum momento, sinta-se a vontade para mandar seu recado.

TS - Mandar um abraço a todos Brasileiros que estiveram torcendo e confiaram na Seleção!!



Splitter right.JPG
Informações pessoais
Nome completoTiago Splitter Beims

Altura2,13m
Peso110 Kg
Informações no clube
Clube atualEstados Unidos San Antonio Spurs
PosiçãoPivô
Clubes profissionais
AnoClubesPartidas (pontos)
1999-2000
20002001
2001-2003
2003-2010
2010-Presente
Brasil Ipiranga
Brasil Associação de Basquete JOINVILLE(ABAJ)
Espanha CB Bilbao Berri
Espanha Saski Baskonia
Estados Unidos San Antonio Spurs
Medalhas
Jogos Pan-Americanos
OuroSanto Domingo 2003Basquetebol




Nenhum comentário:

Postar um comentário