sexta-feira, 30 de setembro de 2011

UM JOGO QUE SEMPRE VOU LEVAR COMIGO

No Campeonato Nacional de 1997, uma das semi-finais, o Corinthians Paulista contra o Corinthians Gaúcho. Confesso que fazer parte daquela equipe gaúcha, foi muito gratificante, uma experiência que me fez crescer muito como pessoa e como atleta.
Quando passamos pela equipe de Joinville, nas quartas de finais, sabíamos que estaríamos enfrentando um super time que contava com Oscar Schimit, além de outros grandes nomes do basquete nacional da época.
Essas duas equipes, disputaram as finais do Nacional de 1996 e a rivalidade ainda estava presente no ar, pois vários jogadores dos 2 times estavam presentes naquela disputa. Para a equipe gaúcha o peso era maior, sem dúvida, pois carregava a esperança de uma cidade inteira que ama o basquete, que sabia o gosto de ser campeã nacional e, lógico, pela vingança do ano anterior.
O jogo que mostro nesse vídeo, foi o quarto das semi-finais,  que valeu a vaga para as finais.
Jogar com jogadores como Marc Brown, Marvin, João Batista, Rolando, entre outros, foi muito bom.
Aquela temporada foi super puxada e estressante, pois jogamos vários campeonatos em 1996 e 1997, como a Copa América de Clube em Franca, a Copa Sul-Sudeste, Campeonato Gaúcho, Campeonato Nacional e a Liga Sul americana.

O lance final dessa partida guardarei na minha memória pelo resto da vida, pois o respeito que tenho pelo Oscar, sempre me motivou a marcá-lo e tentar baixar sua média de pontos, mas dar um toco no último segundo de jogo impedindo que ele empatasse a partida, pela segunda vez, foi indescritível.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

QUANDO A MENTALIDADE VAI MUDAR?

Ontem, fiquei sabendo que o jogador Tiago Splitter estaria certo para jogar pela equipe de Brasília, no próximo NBB. Segundo a minha fonte e, depois confirmado pelo próprio Tiago via Twitter, hoje, seu contrato seria com um valor acertado por "dias" que Tiago estivesse inscrito pela equipe, pois todos nós sabemos da greve na NBA e que esse contrato poderia ser rompido repentinamente caso a greve termine.
Porém, a mentalidade brasileira é muito pequena, pois os dirigentes da equipe queriam trazer Tiago para Brasília (ele está em San Antonio), somente 1 dia antes do primeiro jogo do NBB.
Como um atleta do nível dele iria se submeter a isso, arriscando chegar sem ritmo, sem entrosamento e, pondo a cara à tapa nessa situação?


Irritado, desistiu de vir jogar pela equipe brasileira e, assim, quem perde é nosso Basquetebol, sem a presença de um grande jogador, uma referência para os jovens atletas, para a mídia, enfim, para todos que amam esse jogo.

PINHEIROS E PAULISTANO FAZEM UM JOGO CHEIO DE ERROS

Ontem, tive a oportunidade de assistir o jogo do Pinheiros contra o Paulistano. Confesso que esperava mais das 2 equipes. Muitos erros dos 2 lados fizeram com que a partida fosse morna.
O Pinheiros conseguiu, no primeiro tempo, abrir uma vantagem de 20 pontos, mas, acomodou seu ritmo e deu chance ao Paulistano  de baixar a diferença no final do segundo período.
Na volta para o segundo tempo da partida, os erros continuaram dos 2 lados. Vários passes errados e caminhadas marcaram o terceiro período de jogo, com a equipe do Paulistano chegando a 5 pontos de diferença atrás do placar.


No último período de jogo, o Paulistano teve a chance de encostar e virar o placar, mas, com 3 erros seguidos, 2 arremessos em chegada de contra-ataque e um passe mal feito para um do pivôs, deu chance ao Pinheiros  que converteu 2 bolas de 3 pontos e só gastou o tempo para confirmar a vitória por 83x76.
Quem foi ao ginásio do Paulistano esperando ver um grande clássico, com certeza, saiu um pouco decepcionado, pois as 2 equipes não demonstraram um bom nível técnico, nem tático.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

HISTÓRIAS DO NOSSO BASQUETE

Esse fato ocorreu em 1987, quando a Seleção Brasileira, Cadete,  embarcou para Colômbia,  indo disputar o Sul americano de Basquetebol. Para a maioria desses jovens atletas era a primeira viagem internacional, sem nenhum conhecimento em aviões como o DC-10.
Nomes como Luisão, Josuel, Betão, Rogério, André Brazolin faziam parte da lista de jogadores.
Após o embarque, um dos pivos que nunca tinha entrado num avião, perguntou para o amigo ao lado, para que servia o objeto que ele encontrou no bolsão da poltrona da frente. Mais do que depressa, o amigo, que já tinha experiências em viagens internacionais e com uma senso de humor (trairagem) enorme , disse que aquele objeto servia para que, quando o avião decola-se,  todos teriam que colocar o objeto nos ouvidos e assoprar na outra ponta. (O objeto, no caso, era um fone de ouvido, mas, os da época, mais pareciam um estetoscópio,  sem um plug como os de hoje).
Como todos os atletas estavam sentados próximos e já sacando a brincadeira no ar, esperaram pacientemente pela hora da decolagem. Quando o piloto da Avianca disse voo autorizado, todos colocaram os fones e levaram o encaixe até a boca e , nesse momento, o pivozão imitou a todos.
Branco, pela sensação de decolagem e com um frio na barriga, o pivozão começou a assoprar alucinadamente os fones  e todos os passageiros que viram a cena morreram de rir.

domingo, 25 de setembro de 2011

APABA SANTO ANDRÉ VENCE NA CATEGORIA SUB-14

Ontem no ginásio Celso Daniel em Santo André, a equipe sub-14 venceu a Hebraica por 87x67. O destaque da partida foi o cestinha Gustavo Nassif com 44 pontos.

Essa equipe tem bons valores, mas ainda falta um jogo mais coletivo. Alguns jogadores que começaram a jogar esse ano, estão se desenvolvendo bem. O lance é esse galera, treinar, treinar e treinar!!!



RUMO À LONDRES - BATE PAPO COM TIAGO SPLITTER

No quadro Rumo à Londres, vamos conversar com um dos pilares de nossa Seleção Nacional que conseguiu a vaga para as Olimpíadas de 2012. Tiago Splitter Beims, nasceu no dia 1 de janeiro de 1985 no estado de Santa Catarina.
Eu tive a oportunidade de conhecê-lo em seu ultimo ano no Brasil, quando era um jove de 15 anos já participava da equipe do Ipiranga de Blumenau, ocasião em que disputamos o Campeonato Nacional de 1999, juntos.
Em junho de 2010, Splitter ganhou o prêmio de melhor jogador (MVP), da temporada regular da Liga Espanhola de Basquetebol (ACB). Consolidando a boa temporada, também foi eleito o MVP das finais, quando sua equipe conquistou o título. Ele é apenas o segundo jogador em toda a história da Liga ACB a ganhar estes dois prêmios (o pivô lituano Arvydas Sabonis os ganhou na temporada 1993/94).


DefesaeAtaque - Tiago, diga para os leitores do blog como o basquete entrou na sua vida, faça um resumo de sua carreira até agora.

TiagoSplitter - Comecei a bater bola pela influencia do meu pai que também jogava basquete,  desde pequeno já ganhava bolas de basquete no Natal.
Comecei no Ipiranga em Blumenau, até os 15 anos fiquei em casa, depois recebi uma proposta pra jogar na Espanha,  com um contrato longo de  10 anos. Minha família achou boa a estrutura do Baskonia , então fui pra la.
Foram vários anos aprendendo e crescendo como jogador, com 25 anos assinei no San Antonio Spurs, onde jogo até hoje.

DA -  Como foi sua transição do basquete brasileiro para o europeu? Quais foram suas maiores dificuldades para se adaptar ao jogo europeu, com a língua e costumes, já que você era um garoto na época?

 

TS - Com relação ao basquete não teve muita adaptação, era muito novo, aprendi quase tudo na Espanha. Mas comida, cultura e língua foi mais difícil. Tinha um sonho enorme, com muita vontade e dedicação passei por essas dificildades.

DA - Alguma vez você pensou em desistir e voltar para o Brasil? 

TS - Nunca pensei em voltar, pensava em seguir por lá e continuar trabalhando forte. Nunca pensei em desistir.

DA - Você se tornou o jogador mais prestigiado no Caja Laboral, principalmente na sua última temporada quando foi campeão. Qual foi, na sua opinião, o fator mais importante do sucesso de sua carreira?

TS - Trabalho, trabalho e trabalho. Treinei muito e por isso acho que cheguei onde estou. Mas não paro por aqui, o mais difícil é se manter no topo.



DA -  Você imaginava, quando começou a jogar na base, que poderia chegar à NBA? Muitos jovens acham que isso nunca seria possível acontecer com eles. Deixe uma mensagem de motivação para os garotos e garotas praticantes da modalidade

TS - Eu sempre tive isso como sonho, mas, quando as coisas vão acontecendo e você vai melhorando, esse sonho se torna um objetivo.

 DA - Depois da classificação tão sonhada para as Olimpíadas de Londres, qual sua perspectiva com relação à seleção brasileira em 2012?

TS - Muito boa. Acho que, se nós chegarmos bem nas Olimpíadas, temos chances de beliscar uma medalha!!




DA -  Como você observa a Seleção Brasileira antes e após a entrada do técnico Ruben Magnano? O que mudou de fato?

TS - Acho que ficou claro a diferença. Time bem colocado e organizado, tanto no ataque como na defesa.

DA - Tem algum fato ou momento divertido que aconteceu nesse pré-olímpico com o grupo, dentro ou fora de quadra que você pode nos contar?

TS - Tem muitos momentos, um dos mais engraçados foi quando os novatos tiveram que contar piadas e o Benite contou uma piada de Argentinos na frente do Magnano.

DA -  Com a greve na NBA, qual o rumo que você deve dar a sua carreira? Será que temos chance de vê-lo jogar  por uma equipe brasileira? 

TS - Estou pensando ainda o que vou fazer. Mas, minha intenção é jogar em algum lugar até o final da greve. Porque não no Brasil?!?!?

DA - Você pode fazer suas considerações finais, agradecer a quem quiser, alguém que o tenha ajudado em algum momento, sinta-se a vontade para mandar seu recado.

TS - Mandar um abraço a todos Brasileiros que estiveram torcendo e confiaram na Seleção!!



Splitter right.JPG
Informações pessoais
Nome completoTiago Splitter Beims

Altura2,13m
Peso110 Kg
Informações no clube
Clube atualEstados Unidos San Antonio Spurs
PosiçãoPivô
Clubes profissionais
AnoClubesPartidas (pontos)
1999-2000
20002001
2001-2003
2003-2010
2010-Presente
Brasil Ipiranga
Brasil Associação de Basquete JOINVILLE(ABAJ)
Espanha CB Bilbao Berri
Espanha Saski Baskonia
Estados Unidos San Antonio Spurs
Medalhas
Jogos Pan-Americanos
OuroSanto Domingo 2003Basquetebol




sexta-feira, 23 de setembro de 2011

DAVI ROSSETO - ARMADOR JUVENIL NA SELEÇÃO ADULTA

Ontem acompanhei o jogo do campeonato paulista adulto, onde o Pinheiros venceu a equipe do Mogi.  Após o jogo tive a oportunidade de conversar com vários atletas, em especial, com o armador juvenil, Davi Rosseto, que foi convocado para Seleção Brasileira para os Jogos Panamericanos no México.

DA  - Você ficou surpreso com a convocação, ou se já sabia que poderia vir esse chamado do técnico Rubén Magnano:


Davi - Não foi bem uma surpresa, pois o Rubén já tinha comentado na fase de treinamento em São Sebastião do Paraíso, que pelo regulamento levaria 3 jogadores jovens. Isso foi uma motivação a mais para jogar o mundial e, como a equipe espanhola não liberou o Raulzinho, foi uma oportunidade fantástica!








DA - Deixe então um recado para os jovens que estão vendo que é possível chegar num patamar alto , mesmo com pouca idade.


Davi - Quando alguém falar que algo não é possível, leve isso como uma motivação, você tem que treinar, se dedicar ao máximo, porque uma hora a recompensa vem, mantenha-se firme e corra atrás.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

RUMO À LONDRES - BATE PAPO COM O ALA MARQUINHOS

O Blog Defesa e Ataque começa hoje uma série de matérias com os participantes da conquista da vaga Olímpica do Basquete Masculino Brasileiro.
Na estréia da série Rumo a Londres, vamos conversar num bate papo com o ala da Seleção e do clube Pinheiros Marquinhos. Esse jogador foi muito elogiado por todos, pela sua regularidade  durante toda a competição em Mar del Plata.
Casado com Sigrid,  pai de duas meninas, Duda e Beatriz, Marquinhos, entre os treinamentos e o descanso do lar, cedeu um pouco do seu tempo para essa matéria.

Defesa e Ataque - Diga para os leitores do Blog como o basquete entrou na sua vida, e faça um resumo de sua carreira da base até os dias atuais.

Marquinhos - Comecei treinando na escola que estudava e, após vencermos os jogos escolares da cidade, fomos convidados para participar de um torneio no Centro Olímpico em São Paulo. Nesse torneio, estava presente o técnico da seleção brasileira sub-16, André Germano. Após o torneio ele me convidou para jogar no clube Monte Líbano de São Paulo e ai comecei como federado. Na sequência, joguei no Corinthians, Bauru, Scavolini (Itália), Vasco da Gama, Mogi das Cruzes, Premiata Monte Granaro (Itália), New Orleans Hornets (NBA) e Pinheiros.

DA - Você foi jogar em outras terras ainda jovem, NBA e Europa. Hoje, como você vê essa fase que passou? Você acha que na época você tinha maturidade suficiente para aguentar a pressão do nível de exigência que o basquete internacional pede?

M - Creio que sim, foi uma experiência muito boa, pois tive a oportunidade de conhecer e  treinar com jogadores de alto nível. Nesses times pude aprender muito e desenvolver meu jogo.

DA - Você participou das duas últimas edições do Pré-Olímpico de Basquete das Américas. Trace um paralelo entre as duas, já que a primeira foi bem problemática para o grupo, e a segunda mostrou uma grande união e trouxe a tão sonhada vaga Olímpica.



- Acredito que a grande diferença  do Pré-Olímpico de 2007 para o desse ano, foi o longo período de treinamento. Também, a união do grupo foi fundamental e, claro, a mão do Rubén Magnano que fez com que ficássemos concentrados e focados no objetivo maior que era a vaga  olímpica.


DA -  Como foi a experiência de se trabalhar com  Rubén Magnano, técnico renomado, campeão Olímpico e vice-mundial pela seleção Argentina?


M - Foi uma experiencia otima,  ele é um grande treinador e sabe tirar o melhor de cada jogador, além de saber todos os atalhos para a vitoria.








DA -  Na última temporada, 2010/2011, jogando pela equipe do Pinheiros, você foi fundamental para a equipe chegar as finais do Campeonato Paulista, finais do Torneio Interligas (Argentina e Brasil) e semi-finais do NBB. O que você espera para essa temporada, já que sua equipe se reforçou? Quais seus objetivos?



M - EU espero que, com essas contratações que reforçam nossa equipe, somadas aos talentos que já estão no time, possamos vencer o maior número de títulos dos campeonatos que disputarmos nesta temporada e gravarmos nossos nomes na história do clube. Desejo, particularmente, vencer o NBB e a Liga-Sulamericana.






DA - Tive a oportunidade de comentar alguns jogos da Seleção Brasileira durante o Pré-Olímpico pela Bandsports e deixei claro como você amadureceu para o jogo. Variando a forma de jogar, não se apoiando apenas nos chutes de 3 pontos que é uma característica sua, mas também, batendo pra dentro, puxando contra ataques e jogando de costas para a cesta. Dê um conselho para os jovens atletas que acompanham o blog.

M - Legal , então a minha dica para os atletas jovens é que se dediquem muito e tenham fome de bola. Treinem muito os fundamentos do jogo, pois é um dos melhores caminhos para se tornar um jogador completo.

DA - Conte para nós uma passagem interessante  que aconteceu em Mar Del Plata, fora das quadras,  com o grupo da seleção.

M - A história do cabelo moicano que deu o que falar. O Tiago e o Huertas costumavam fazer isso quando jogavam juntos. E, como a vaga olímpica veio no sábado, vários jogadores entraram na onda e também rasparam a cabeça. Também gostei de dar o troco na Argentina no 7 de Setembro!



DA -  Agora o espaço é seu. Pode fazer suas considerações para quem você quiser. Quem te ajudou, pessoas importantes na sua vida esportiva e pessoal.

M -  Gostaria de agradecer meu Pai, que sempre me ajudou e esteve ao meu lado desde o começo da carreira, me acompanhando e não deixando nada faltar. Também a minha esposa e a minha família que estão sempre presentes em tudo que faço.



DA - Deixe uma mensagem para os jovens atletas que sonham chegar no nível que você alcançou hoje.

M - Bem, gostaria de dizer para que eles se esforcem ao máximo, pois lá na frente eles vão poder colher os frutos.


 

terça-feira, 20 de setembro de 2011

TREINOS DE PERSONAL PARA ATLETAS FEDERADOS-VIDEO 2

Mais um exemplo do treinamento com atletas federados. No vídeo vemos uma execução de movimentos com giro e finalização, e na volta deslocamento com mudança de direção, giro e finalização.




HISTÓRIAS DO NOSSO BASQUETE

 Após a classificação para os Jogos Olímpicos de Atenas em 1996, os jogadores da Seleção Brasileira de Basquetebol Masculina  desembarcaram super motivados e felizes no nosso país. Todos sabiam que seria a última vez que veriamos nosso ``mão santa´´ Oscar  vestindo a camisa da nossa Seleção. O maior cestinha de todos os tempos em edições de Olímpiadas estava fechando seu ciclo .
Um de seus companheiros na seleção, armador da equipe, ao chegar no Brasil, deu uma entrevista ao vivo num canal esportivo .Quando a repórter perguntou o que esperar das Olímpiadas de Atenas, nosso armador sem titubiar respondeu:

-``Será maravilhoso culturalmente, principalmente conhecer o Coliseu´´.



sábado, 17 de setembro de 2011

QUADRO PARA OLIMPÍADA DE LONDRES -BASQUETE MASCULINO


Há quanto tempo não viamos o nome do Brasil figurar no quadro de seleções classificadas para uma Olimpida.
O basquete masculino ressurge das cinzas e espero que a base do basquete brasileiro tenha mais carinho também, com iniciativas dos clubes, federações, da confederação e das empresas que devem abraçar projetos a longo prazo.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

COLÉGIO ÁBACO VENCE NA CATEGORIA B NO BASQUETE MASCULINO

Fazendo um bom trabalho com atletas federados e não federados, o Professor Paulo Maria  conquista a medalha de ouro nos Jogos Escolares de São Bernardo do Campo na categoria B masculino.
Os destaques da equipe foram Gabriel (federado) e Lucas (não federado).

 











Lucas e Gabriel- destaques Ábaco

O Objetivo do Blog será sempre destacar os atletas e profissionais que trabalham com afinco para a melhoria do nosso basquetebol.


quinta-feira, 15 de setembro de 2011

HISTÓRIAS DO NOSSO BASQUETE

Essa história aconteceu em 1996 ,quando a equipe do Corinthians de Santa Cruz do Sul(RS), ia para o estado de Santa Catarina  jogar uma partida do Campeonato Nacional de Basquete, o NBB da época, na cidade de Joinville. O vôo seria Do Aeroporto de Congonhas para o Aeroporto de Navegantes. Minutos antes da chamada, o jogador Márcio Azevedo perguntou se alguém queria ir com ele no bar do aeroporto, que ficava longe da área de embarque. Após insistir um pouco, o pivo Macetão resolveu fazer companhia para o amigo, e lá foram os 2 tranquilamente pelo aeroporto. Alguns minutos depois da saída dos atletas da área de embarque, começaram a chamar para o voo de Navegantes. Todos da equipe Corinthiana, atletas e comissão técnica, fizeram o embarque e nada dos 2 aparecerem. Quando nos auto-falantes começaram a dizer: última chamada para Navegantes , Márcio e Macetão apareceram correndo pelo corredor e perceberam que não havia mais ninguém da equipe no local. Acelerando os passos, os 2 se apresentaram para as comissárias com seus tickts de embarque, quando foram questionados:

``Navegantes?´´- perguntou uma delas , e a resposta do Macetão, meio desapontado e confuso com o atraso`` não, não, Jogadores´´, correndo em direção à nave e deixando a moça sem entender nada.

PERSONAL TRAINNER PARA ATLETAS FEDERADOS DE TODAS AS IDADES

Meu novo projeto visa trabalhar com atletas federados de todas as idades. Atualmente estou com 2 garotos , um joga na ABA de São Bernardo do Campo, no sub-15 e o outro na APABA de Santo André, no sub-14.
O trabalho foca o aperfeiçoamento técnico, fundamentos, coordenação motora e também leitura do jogo.
Aqui vai um pequeno exemplo do treinamento que desenvolvo.

(O atleta Léo durante treinamento)



Vale lembrar que os treinos podem ser dados também as garotas, pois o desenvolvimento é para ambos os sexos, sem distinção.
Espero poder contar com o entendimento de clubes e técnicos, pois é uma trabalho que soma , tanto para as equipes como para os jogadores que se sentem aptos em inovar jogadas e movimentos , porque  aumenta seu repertório e a confiança.
Meus contatos estarão na página principal do blog, entrem em contato.

Grande abraço a todos!