domingo, 29 de janeiro de 2012

MOTIVADORES E SABOTADORES PARA UM ATLETA

O que leva um atleta a se transformar em um ídolo nacional?
O que leva esse atleta que se transformou num ídolo nacional, se transformar em um ídolo mundial?
O que leva esse mesmo atleta a ter frustrações e ficar pelo meio do caminho? Caminho esse que seria de glórias e conquistas constantes, mas algo de errado aconteceu no percurso e as prioridades mudaram.
Os Motivadores e os Sabotadores estão presentes na vida de todos nós, e principalmente na vida dos atletas, que ao começarem a se destacar, independente da idade, nível social, ou nível de rendimento, interferem diretamente nos resultados alcançados.
O Blog é sobre Basquete, mas hoje vou pegar como exemplo o atleta que vem mais se destacando à nível nacional, o jogador de futebol Neymar. Com as devidas proporções, você pode transferir e fazer análises para outros ídolos das mais diversas modalidades.
Com um talento nato , habilidade incrível, carisma e claro muito rendimento, Neymar apareceu para o mundo do futebol com apenas 17 anos de idade. No nosso país isso é comum, pois as crianças desde muito pequenas aprendem que o futebol é o esporte nacional, ganham bolas para chutar e brincar na infância, praticam nas aulas de educação física em suas escolas, quando elas existem, e crescem assistindo na televisão campeonatos variados quase que diariamente.

Os Motivadores:

Para Neymar com certeza alguns fatores contaram como motivadores para ele alcançar o nível de reconhecimento nacional e também internacional que hoje faz parte do seu cotidiano.
-Ter Pelé como um padrinho no futebol;
-Ter seu talento reconhecido e comparado ao de Robinho, ídolo do mesmo clube que o projetou;
-Saber que vários clubes voltaram suas atenções para seu futebol e que a chance de ganhar um salário que lhe daria uma tranquilidade financeira e poderia ajudar sua família;
-Ter a chance de ser contratado por equipes grandes da Europa, onde jogadores brasileiros conseguiram sua independência financeira;
-Ter bens materiais que antes não seriam possíveis obter;
-Conviver com pessoas que são estrelas da tv;
-Ser considerado o melhor jogador do Brasil, América, do Mundo;
-e por ai segue uma lista que pode ser enorme.

Ninguém discute que grande parte da lista o garoto já alcançou. Salário milionário, vários patrocinadores pessoais, sua imagem aparece na tv todos os dias várias vezes. Com certeza, com seu pai como tutor, seu dinheiro está sendo bem investido. Viagens constantes para várias cidades brasileiras, participações em programas de auditórios, esportivos ou badalações da alta sociedade,  contam hoje com seu nome. As vezes parece que ele foi clonado, pois no mesmo dia ele aparece em um programa de tv num estado, e mais tarde está em outro programa na tv numa capital distante.
Reconhecimento alcançado, futuro financeiro garantido, os maiores clubes do mundo de olho em seu passe.
Junto a isso tudo, entra em ação o outro item deste post, que sem duvida, pode dificultar a continuidade do seu trabalho, das conquistas que ainda são necessárias para firmar seu nome na história do esporte como um ídolo, para se manter no topo, afinal o Brasil é o país do futebol e a chance de aparecer um outro Neymar em pouco tempo, é real.

Os Sabotadores:

Os sabotadores  são tudo aquilo que vem junto com o reconhecimento, com a melhora salarial, com a exposição na mídia em larga escala.
Vejamos alguns sabotadores e prestem atenção como eles podem prejudicar o atleta.

-A exposição na mídia constante, em vários programas durante a semana, obrigando um deslocamento de carro, helicóptero ou avião, com certeza vai desgastar o atleta. Antes com tempo suficiente para descançar após treinos e jogos, agora com a correria dos compromissos. Com certeza surgirá o desgaste que pode minar o seu físico, pois,  vai reduzir seu tempo de sono, que é fundamental. Sem falar da alimentação, que fica a desejar com comidas de fast food e sem um balanceamento ideal de nutrientes;
-Com a mídia vem também a chance do assédio de pessoas que antes faziam parte de um mundo distante e hoje, essas próprias pessoas desejam estar perto do atleta, gerando uma curiosidade e também uma tentação, pois mulheres que são tratadas como beldades pela mídia, começam a ser comum na vida de um super star do esporte;
-A noite e suas festas também são sabotadores que passam a fazer parte da vida de um atleta muito bem remunerado, com seus carrões e ``amigos´´ que adoram ser seus parceiros para sugar as oportunidades, além do dinheiro e o pior, sua energia;

Será que lidar com os sabotadores será o alvo desta temporada de 2012 na vida deste atleta, ou ele vai focar mais nos motivadores que ainda não alcançou?
Me arrisco a dizer que seu rendimento deve cair muito  se ele continuar nessa pegada que está.
Como disse o maior jogador de basquete de todos os tempos, Michael Jordan, ``chegar no topo é difícil, se manter no topo é muito mais.´´
Com certeza Jordan sempre se focou mais nos motivadores do que nos sabotadores, pois seus resultados e números durante toda sua carreira como atleta, foram impecáveis e constantes.
Com este post, e usando o atleta do momento no Brasil, o jogador Neymar, espero poder ajudar aos leitores, atletas ou não, a diferenciarem em suas vidas, no cotidiano do dia a dia, seus motivadores e seus sabotadores.

Aqui um video com a voz de Jordan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário