quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

NOVOS CENTROS DE TREINAMENTOS DE BASQUETEBOL NO RIO GRANDE DO SUL

O Pelotas Basketball Clube (PBC) lançou nesta quarta-feira seu projeto de reestruturação, expansão e profissionalização para o triênio 2011-2013. A partir de agora o clube pelotense será o representante, para o Rio Grande do Sul, do Centro de Treinamento do Bábby, criado e administrado pelo pivô do Flamengo (RJ), Rafael Bábby. A parceria garante a abertura de núcleos de treinamento e formação de jogadores nas principais cidades gaúchas. Os dois primeiros núcleos devem começar a funcionar até o final de março em Pelotas e Rio Grande.O CT Bábby conta com apoio institucional da NBA Cares e tem como principal objetivo desenvolver atletas de auto rendimento. Paralelamente o CT se encarrega de promover eventos esportivos e encaminhar jovens atletas para equipes profissionais e universitárias, tanto no Brasil como no exterior.
“A parceria com o Bábby e seu Centro de Treinamento coloca o sul do estado no mapa nacional da formação de jogadores de basquete, temos tudo para tornar a região uma referência e dotá-la de, pelo menos, uma equipe profissional competitiva e preparada para brigar por títulos”, explica o diretor do PBC e do CT Bábby/Pelotas, Carlos Alex Soares.
O idealizador do CT vai mais longe em suas expectativas com relação a implantação de núcleos em todo o país -
“Queremos desenvolver o profissionalismo da NBA no basquetebol brasileiro”, explica Bábby.
Ainda em março devem entrar em funcionamento núcleos no Rio de Janeiro e Niterói (RJ).

Como irá funcionar

Os dois núcleos do CT Bábby na região devem oferecer, somados, um total de 130 vagas para jovens atletas com idades entre 12 e 19 anos. Em Rio Grande a previsão é de oferta de 50 vagas divididas da seguinte forma: 30 para categoria mirim (12-13 anos) e outras 20 para a categoria sub-16. Em Pelotas, 80 vagas serão divididas entre as categorias mirim, sub-16, sub-19 e feminino sub-19.
A proposta dos dirigentes do CT Bábby é garantir atendimento gratuito a todos os alunos-atletas que devem passar por uma seleção prévia.
“Todos os custos deverão ser pagos por patrocinadores e apoiadores e a intenção é de que as equipes de Rio Grande comecem a participar de campeonatos a partir de 2012, enquanto o núcleo de Pelotas já deverá participar este ano de competições com os times sub-16, sub-19 e adulto”, diz Soares.
Os locais de treinamento ainda estão sendo avaliados pelos dirigentes dos núcleos de Rio Grande e Pelotas e devem estar confirmados na primeira quinzena de março, bem como a data de início das atividades dos dois núcleos e a visita de Rafael Bábby às duas cidades.

Rafael Araújo, o Bábby, é natural de Curitiba (PR) e tem 30 anos. Em 2004, aos 24 anos foi um dos primeiros brasileiros a jogar na NBA, quando foi draftado em oitavo lugar pelo Toronto Raptors (CAN). Nas temporadas 05-06-07 defendeu o Utah Jazz. Em 2008 passou pelo Minessota Timberwolves e desde 2009, defende o Flamengo pelo qual foi campeão brasileiro no ano passado e Sul-Americano. Ainda em 2009 foi considerado o melhor pivô do Campeonato da Liga Sul-Americana. 

 

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

HELEN LUZ ENCERRA CARREIRA


A armadora Helen Luz, 38 anos, que ao inicio da disputa do campeonato da LBF, anunciou que esta seria sua última competição como jogadora.
Emocionada, a armadora agradeceu o carinho dos torcedores de Americana, que lotaram as arquibancadas da quadra do complexo poliesportivo Milton Fenley Azenha, o Centro Cívico da Colina, e aplaudiram de pé a jogadora após o encerramento da partida “Claro que eu gostaria de ir a final e disputar o título da Liga. Infelizmente não conseguimos avançar à final, mas encerro minha carreira feliz, defendendo uma cidade pela qual sinto muito carinho, ao lado de grandes jogadoras” declarou a jogadora.

CLÁSSICO NO NBB

Em quadra, a maior rivalidade do basquete brasileiro nos últimos anos. De um lado o Brasília, atual campeão do NBB. Do outro, o Flamengo, campeão em 2009. O clássico nacional será realizado nesta quarta-feira, dia 23, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília.
Além da tradicional rivalidade, o confronto tem um tempero a mais: quem vencer fica com a liderança do NBB. O Flamengo é o atual líder, com 14 vitórias em 18 partidas (77,7% de aproveitamento), enquanto o Brasília é o vice-líder, com 13 vitórias em 17 partidas (76,4% de aproveitamento).
Marcelinho e Alex sempre protagonizam grandes duelos nos encontros entre Flamengo e Brasília.O ala da equipe carioca foi eleito o Jogador Mais Valioso (MVP) nas duas primeiras temporadas do NBB, enquanto o jogador do Brasília levou o prêmio de melhor defensor nas duas edições.
Os ingressos para a partida estarão à venda nas bilheterias do Ginásio Nilson Nelson, nesta quarta-feira, a partir das 9h até o início do jogo, às 19h30.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

CURSO DA ENTB EM SÃO PAULO REUNE EX-JOGADORES



  O curso da ENTB (Escola Nacional de Técnicos de Basquete), realizado em São Paulo reuniniu técnicos experientes e a nova safra. O destaque positivo foi a presença de ex-atletas profissionais que migraram para fora das 4 linhas. Na foto: Pablo, Dedé, Vanderlei, Betão, Israel, Ari, Everaldo,Chala, Carlinhos, Psergio e o jogador Di.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

PINHEIROS VENCE BAURU E SEGUE LIDER NO NBB

O Pinheiros conseguiu uma grande virada sobre o Bauru e manteve a liderança do NBB ao vencer por 94 a 89, fora de casa, nesta quinta-feira.
“Perdemos o foco no primeiro tempo. Estávamos preocupados com a arbitragem e ficamos sem a concentração”, disse o norte-americano Shamell Stallworth, do Pinheiros, que foi o cestinha do confronto com 33 pontos.
O ala-pivô Olivinha também foi essencial na vitória da equipe da capital com 17 pontos e 12 rebotes.
Pelo Bauru, o armador Larry Brown, compatriota de Shamell, foi o principal jogador com 22 pontos.
Os visitantes começaram impondo o ritmo de jogo e logo abriram 12 a 3 no placar. Porém, após um pedido de tempo do treinador do Bauru, Guerrinha, os anfitriões melhoraram e viraram a partida em 25 a 18, antes do fim do primeiro quarto.
Com o comando de Brown e do pivô Douglas Nunes, a vantagem em favor dos mandantes aumentou no segundo período e chegou a 17 pontos. Antes do intervalo, o Pinheiros teve tempo para se recuperar e as equipes foram para os vestiários com o placar em 51 a 39.
Na volta do intervalo o time visitante voltou mais ligado e a partida virou um duelo de norte-americanos. De um lado Brown chamava a responsabilidade e do outro era Shamell quem comandava as ações.
Foi o ala do Pinheiros quem levou a melhor, anotou 27 dos seus 33 pontos na segunda metade do jogo e levou sua equipe a vitória.

MINAS VENCE FLAMENGO E PINHEIROS LIDERA O NBB

O Minas conseguiu uma vitória importante, nesta quarta-feira. Jogando em casa, os mineiros superaram o Flamengo, por 78 a 69, e atingiram a nona vitória em 16 jogos no NBB (aproveitamento de 56,2%). Com a derrota, os cariocas perderam a liderança na competição, caindo para a terceira posição, aproveitamento de 69,2% (9v - 4d). O novo líder do NBB é o Pinheiros (73,3%).
Os grandes destaques do Minas na partida foram o ala norte-americano, Bernard Robinson, e o pivô Michel, cestinhas da equipe com 19 pontos cada um. Pelo lado do Flamengo, o também norte-americano, Teague, foi o principal pontuador do jogo, com 27.
Minas e Flamengo fizeram uma partida equilibrada no primeiro quarto, com os norte-americanos Robinson, do time mineiro, e Teague, da equipe carioca, liderando as ações ofensivas. No segundo quarto, no entanto, os donos da casa aproveitaram os erros do adversário e conseguiram se impor no jogo, indo para o intervalo na frente por 40 a 33.
No segundo tempo, o Flamengo conseguiu equilibrar as ações e, aos poucos, foi recuperando a vantagem no placar. Nos últimos segundos do terceiro quarto, os cariocas conseguiram assumir a liderança do jogo, após um arremesso de 3 pontos de Teague (53 a 50). Essa reação do rubro-negro não durou muito tempo. A equipe passou a errar muito no ataque e, com isso, o Minas foi crescendo novamente no jogo para chegar a vitória.
“Tudo deu certo hoje. O time jogou muito bem coletivamente, marcou e atacou com efetividade. Tive a felicidade de fazer uma boa partida e colaborar com a equipe para uma vitória importante contra o Flamengo”, disse Robinson.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

MAGNANO VAI AOS ESTADOS UNIDOS FALAR COM VAREJÃO E LEANDRINHO

“Se eles não puderem jogar, será uma grande perda”. Esta foi a reação do técnico Rubén Magnano ao tomar conhecimento de que Anderson Varejão e Leandrinho Barbosa podem desfalcar a seleção brasileira no torneio Pré-Olímpico.
“Mas não quero falar em suposições”, afirmou Magnano. “Dia 28 de fevereiro eu viajo para os EUA para conversar com eles. Da situação de Varejão eu sei; de Leandrinho eu não tomei conhecimento. Quero ouvir diretamente dele que ele não vai jogar na seleção”.
Varejão será submetido a uma cirurgia no tornozelo direito no próximo sábado, dia 12, em Charlotte, Carolina do Norte. O tempo estimado para a recuperação é entre três e quatro meses. Leandrinho, em entrevista ao jornal “Toronto Sun”, afirmou que não vai ao Pré-Olímpico porque quer descansar. “I need rest”, disse Leandrinho. Em português: “Preciso descansar”.
Magnano tem esperança, no entanto, que ambos possam participar da competição será disputada em Mar del Plata, Argentina, de 30 de agosto a 11 de setembro. “Vou ver com o Varejão quanto tempo de recuperação ele vai precisar”, disse o argentino. “Com o Leandrinho, vou bater um papo com ele. Vou dizer a ele da importância dele na seleção brasileira”.
Somente após essas conversas Magnano disse que vai começar traçar os planos para o torneio classificatório para os Jogos Olímpicos de Londres, no ano que vem. “Vou fazer o que fiz no ano passado, quando visitei os jogadores (nos EUA)”, disse Magnano. “Vou mostrar a eles toda a nossa programação, como fiz anteriormente, e saber deles se estão dentro do projeto ou não”.
Nesta mesma viagem, Magnano disse que vai até Denver. Espera, desta vez, poder contar com Nenê Hilário. Ano passado, às portas do Mundial do Turquia, Nenê teve uma lesão muscular na panturrilha direita e acabou desligado da delegação brasileira.
Caso Varejão não possa jogar e Nenê também tenha problemas, Magnano afirmou que espera contar desta vez com o pivô Paulão Prestes, que atua no Granada, da Espanha. “Vou à Europa também”, disse Magnano. “Tenho acompanhado o ACB”, e afirmou: “Vejo não apenas o Paulão, mas também o Rafael Hettsheimeir (Zaragoza) e o Caio Torres (Menorca Básquet)”.

DUELO ARGENTINO NO NBB

Minas e Flamengo entram em quadra, na noite desta quarta-feira, em partida que marca o primeiro confronto entre os argentinos Nestor Garcia e Gonzalo Garcia neste NBB. Os dois são os únicos técnicos estrangeiros do campeonato e, pela aprimeira vez, estarão frente a frente em uma partida no Brasil. O duelo acontece às 20h30, em Belo Horizonte.
A equipe mineira ocupa a oitava posição na tabela, com oito vitórias em 15 partidas (53,3% de aproveitamento), do outro lado, o Flamengo tenta defender a liderança do NBB. Com nove vitórias em 12 jogos, o rubro-negro é o primeiro colocado por aproveitamento na competição, com 75%.
Sobre o confronto com o compatriota Gonzalo, Nestor lembrou que já o teve como adversário quando trabalhava na Argentina, mas que há muito tempo não o enfrenta, pois passou a trabalhar no Exterior. Pelo mundo, Nestor dirigiu equipes no México, Uruguai, Venezuela, Porto Rico e Arábia Saudita.
“Conheço Gonzalo já há muito tempo, jogamos contra muitas vezes na Argentina. Mas nos últimos anos não nos enfrentamos, pois estive trabalhando fora do país. Ele é muito boa pessoa, mas em quadra vamos tentar vencer. Somos um time em construção, e ganhar do Flamengo seria muito bom para nós”, declarou o treinador.
Do outro lado, o Flamengo tenta defender a liderança do NBB. Com nove vitórias em 12 jogos, o rubro-negro é o primeiro colocado por aproveitamento na competição, com 75%. Mas, fora de casa, não terá vida fácil diante do adversário.
“Sabemos que o Minas tem uma grande equipe, que está em alta. Nós tivemos um desgaste em função da Liga das Américas, que foram muitos jogos em pouco tempo. Sabemos que esta será uma partida difícil”, destacou Gonzalo Garcia.
No comando do Flamengo desde o início de janeiro, Gonzalo elogiou o trabalho realizado pelo conterrâneo na equipe mineira.
“Nestor trabalhou muitos anos na Argentina e depois foi para fora do país. Tive a oportunidade de enfrentá-lo algumas vezes, mas há muito tempo que não nos encontramos. Ele é um grande treinador e está fazendo um grande trabalho no Minas”, disse o comandante rubro-negro.

ESCOLA DE TREINADORES DE BASQUETEBOL

Na próxima semana, São Paulo (SP) receberá o curso de formação de treinadores de basquetebol nível 1, promovido pela Escola Nacional de Treinadores de Basquetebol. O curso será realizado de 16 a 19 de fevereiro, no Campus Maria Cândida da Universidade Bandeirante (Uniban).
O evento contará com a presença de Dante de Rose Jr., Hermes Balbino, Lula Ferreira, Paulo Bassul e Tácito Pinto Filho, além do convidado especial, o argentino Ricardo Bojanich, técnico de categorias de base do Club Gimnasia y Esgrima de Pergamino e professor da Escola de Treinadores de Basquetebol da Argentina.
O curso de formação nível 1 é destinado a todos os profissionais de educação física que trabalham com iniciação ao basquete, com alunos entre 10 e 14 anos. O curso foi dividido em dois módulos: presencial (32 horas/aula) e à distância (28 horas/aula). Os inscritos serão submetidos a três avaliações. Uma após o módulo presencial, outra durante o módulo à distância e uma avaliação prática seis meses após o módulo presencial.
Os treinadores que estiverem de acordo com o sistema Confef/Cref e que forem aprovados no curso de Formação Nível 1 com média sete ou superior (somatória das três avaliações) receberão o certificado e a carteira definitiva “Nível 1”. Os demais receberão o “Certificado de Participação”.
As inscrições estão sendo feitas no site da CBB (http://www.cbb.com.br/).

`` E O SALÁRIO ÓÓÓóóó - 3 ´´

A crise entre jogadores e proprietários de franquias sobre o novo acordo salarial pode provocar profundas mudanças na próxima temporada da NBA. Preocupados com a possibilidade de uma greve geral, diversos atletas cogitam se transferir para a Europa e atuar no ‘Velho Continente’ até a situação se tranquilizar na liga norte-americana.
A possível greve na NBA abriria uma possibilidade jurídica para as transferências. De acordo com o sindicato dos jogadores, os contratos dos atletas com a liga norte-americana não são válidos para o caso de uma paralisação, o que daria margem para que atuassem na Europa.
“Quero jogar em algum lugar”, disse o alemão Dirk Nowitzki, que permaneceu na Europa durante a greve de 1998 na NBA. “Ainda não sei se é juridicamente permitido, pois tenho contrato aqui. Não tinha contrato [com a NBA] quando joguei por lá daquela vez”.
Os jogadores de origem europeia são os principais candidatos a se transferirem para o Velho Continente. Além de Nowitzki, o russo Andrei Kirilenko, os italianos Andrea Bargnani e Danilo Gallinari estariam estudando atuar na Europa durante a greve na NBA. Outra baixa poderia ser o ala-armador norte-americano Brandon Jennings, do Milwaukee Bucks, que já atuou na Itália.
“Temos que fazer alguma coisa. Não podemos apenas sentar e esperar. Se houver uma greve, provavelmente irei jogar no exterior”, comentou Jennings. “Poderia voltar a jogar na Itália, onde já conheço e costumo visitar”.
Representantes dos jogadores, proprietários de franquias e NBA vivem um impasse que já dura meses e não foi resolvido após diversas reuniões. Preocupados com os prejuízos acumulados nas últimas temporadas, os times querem cortar gastos e pretendem reduzir os salários dos atletas em até 30% - o que é considerado inaceitável pela categoria. Diante da posição inflexível de ambos os lados, a liga norte-americana se prepara para enfrentar a paralisação.
Uma nova reunião entre as partes envolvidas está agendada para ocorrer no fim de semana do All-Star Game, que será realizado entre os dias 19 e 20 de fevereiro, em Los Angeles. Desde o início das negociações, esta reunião é considerada como decisiva para a definição do novo acordo salarial.