O bate-papo de hoje é com Alexandre Olivinha, um dos nomes mais falados no atual campeonato da NBB, dizendo um pouco sobre sua rotina, suas metas e seus sonhos. Sua determinação e presença em todos os lugares na quadra, marcam seu estilo de jogo, além de uma grande eficiência.
Defesa Ataque- conte como o basquete entrou na sua vida
Olivinha- Desde qndo eu tinha 6 anos eu vejo basquete na minha vida, em 1989 se não me engano, meu irmão começou a jogar pelo Fluminense e desde essa época eu estou no meio do basquete.
No inicio eu ia ver os jogos do meu irmão e nos intervalos eu ficava batendo bola e em 93 se não me engano, o Miguel Angelo da Luz, perguntou se eu queria começar a jogar basquete, eu disse que sim e ele me levou para jogar no Grajaú Country Club e la começou a minha história no basquete.
DA- Você tem um irmão mais velho, que foi seleção brasileira e jogou mundial e olímpiadas. Isso de alguma forma te pressionou a buscar umnível maior e mais completo de jogo? houve em algum tempo, uma cobrançaou pressão de sua família, em sua carreira?
AO- Sim tenho meu irmão Olivia, que jogou Mundial de 94 e Olimpiadas de Atlanta 96, sem duvida nenhuma que meu irmão foi e continua sendo um espelho para mim, foi vendo ele jogar que eu me interessei pelo jogo e vendo ele no mundial e nas olimpiadas na epoca eu era muito novo e todo jogo eu prestava muita atenção e ficava pensando como deve ser defender o seu país em uma competição como essas? Eu sempre quis defender a seleção brasileira era um sonho que eu tinha, vendo o meu irmão jogar na seleção me deixava cada vez com mais vontade de jogar e dar continuidade na história da nossa familia pela seleção e graças a Deus eu consegui e continuo querendo cada vez mais defender o meu país. Para você chegar a uma seleção brasileira tem que ser um jogador de destaque e eu trabalhei muito para chegar onde eu estou hoje e todos os dias eu trabalho para melhorar o meu jogo para uma nova oportunidade na seleção. Na minha familia nunca houve cobrança alguma, meus pais sempre me deixaram bem a vontade para eu fazer o que eu quisesse, então comecei a jogar no Grajaú tomei gosto da coisa e virei profissional e hoje graças a Deus, estou conseguindo sucesso na minha profissão e agora e trabalhar cada vez mais para buscar aumentar a qualidade do meu jogo.
DA- Se especializar em jogar na posição 4, foi uma alternativa sua para levar vantagem sobre jogadores mais altos ou vc não teve sucesso como um lateral 3?
AO- Eu comecei a me destacar jogando como 4 no Pinheiros, o Mortari assim que eu cheguei me colocou para jogar de pivo, e como eu ja tinha jogado como ala 3 e nas categorias de base eu ja tinha jogado como 4 e 5, não foi muito dificil me adaptar. Eu como ala tive um certo sucesso chegando a ser convocado para a seleção brasileira, mas não tem comparação, essas ultimas 3 temporadas foram as melhores da minha carreira até agora e estava jogando como 4, jogar na 4 foi uma alternativa sim, mas para pegar jogadores mais lentos do que eu, porque em questão de altura tem muitos jogadores com 2m ou mais que jogam nessa posição, mas nem todos são ageis, eu eu pude levar uma vantagem grande com isso.
DA- Você melhou muito seu arremesso de longa distância, desde que jogamosem 2005 na Rio/telemar. Diga para os atletas de base que acompanham o blog, como conseguiu melhorar seu aproveitamento?
AO- Realmente esse é um ponto onde eu melhorei demais. Isso foi atraves dos treinamentos diários, todos os dias chegando e treinando arremesso exaustivamente, antes e depois dos treinos ficar lá arremessando, treinando duro todos os dias, uma hora você será recompensado pelo seu esforço e foi desse jeito treinando todos os dias que eu consegui melhorar o meu arremesso.
DA-O estilo Olivinha de jogar, pode ser definido de qual forma?
AO- Meu estilo pode ser definido como um guerreiro, um cara que divide todas as bolas, não tem bola perdida, estou sempre me jogando em bolas que alguns pensam estar morta, eu vou la e salvo a bola, gosto de fazer isso, até porque serve de animo para todos da equipe, a energia que eu coloco dentro de quadra, acho que pode ser uma marca registrada.
DA- A sua equipe atual esta liderando o NBB, conte um pouco da sua rotina nos dias de uma semana normal de campeonato, para que todos possam sentircomo é o dia dia de um atleta de alto nível.
AO- A maioria das nossas segunda feira, são folgas, porque temos jogos na maioria das vezes, as sextas e domingo, no restante da semana terça, quarta e quinta temos treino. terça e quarta integral, na parte da manhã e a tarde, na quinta temos um treino só, sexta feira normalmente são os dias de jogo, sabado temos mais um treino, geralmente um bate bola e uma parte tatica só para acertar a equipe e no domingo temos mais um jogo.
DA- Ter seu nome já sendo cogitado como candidato a MVP do NBB, te leva a pensar em que? O que deseja o Olivinha para o futuro próximo?
AO- Ter meu nome cogitado a MVP do campeonato para mim é uma satisfação muito grande, ser o melhor jogador do campeonato é uma coisa que poucos jogadores podem ser, o campeonato é recheado de grande nomes, grandes jogadores, e o meu nome ser cogitado para MVP é algo que me motiva cada vez mais, então eu vou continuar trabalhando muito, batalhando todos os dias para que no final do campeonato eu possa ser premiado como o MVP do campeonato, acho que não deve ter sensação melhor do que essa, sensação de dever cumprido e com certeza será uma grande honra para mim. O que eu desejo para mim, é que eu possa continuar trabalhando forte, que Deus continue me abençoando com saúde para eu continuar o meu trabalho da forma que eu sempre fiz. Espero estar junto da seleção já que esse ano é um ano com competições importantes como o pré olimpico e o pan americano, então acho que meu futuro se eu pudesse escolher seria esse.
Considerações finais
Gostaria de agradecer a você Betão pelo espaço que você esta me proporcionando, foi um prazer muito grande falar com você e gostaria de dizer tambem que o ano que passamos juntos no Telemar, foi um aprendizado muito grande para mim, gostaria de falar que aprendi muita coisa com você, se hoje eu sou um guerreiro aqui, isso se deve a você. uma parte que eu lembro dos jogos do telemar que você entrava dava uma energia diferente ao time, tava sempre trombando la com os adversários e eu tirei um pouco disso tambem e você sempre dava uns toques pra eu tentar melhorar no meu jogo e eu aprendi bastante com você, muito obrigado por tudo.
Isso é um reconhecimento a injustiça que fizeram com Olivinha,no Pan americano(no rio) ele não foi convocado depois de ser eleito o melhor jogador do campeonato carioca!!!!!
ResponderExcluir