quarta-feira, 6 de junho de 2012

QUAL SEU NÍVEL DE SATISFAÇÃO IV - EQUILÍBRIO EMOCIONAL

Olá amigos do Blog, depois de um tempo sem postar, devido a correria do dia a dia, volto a abordar o assunto do Coaching para atletas dentro da ferramenta Nível de Satisfação. Hoje o assunto é sobre Equilíbrio Emocional. tão importante ao atleta quanto a preparação física, técnica e tática. O equilíbrio emocional é fundamental nos momentos de pressão que o atleta passa durante treinos, torneios curtos e campeonatos longos.

Equilíbrio emocional = Ponderação, calma, prudência: equilíbrio de espírito.

Dentro desse tema falarei, especificamente, sobre o acontecido no Sul-Americano de Basquetebol da categoria sub-15 que aconteceu recentemente no Uruguai, onde as seleções brigavam por 3 vagas para a Copa América do ano que vem.
Fiquei sabendo, através de uma pessoa que fazia parte da comissão, não vou citar nomes, pois não é o foco do post, que durante a Competição, os atletas brasileiros tiveram problemas emocionais fortissímos, desde a chegada ao Uruguai até os jogos decisivos. Vários garotos começaram a passar mal de nervoso, crises de vômitos, sem explicação e deixando a comissão técnica sem saber como lidar com os garotos, pois a maioria vem de clubes diferentes, muitas vezes, sem um histórico conhecido.


Durante a competição a coisa piorou mais ainda e no jogo decisivo que valia a vaga para o torneio almejado, no intervalo da partida, 6 dos 12 atletas choravam de soluçar, sem motivo aparente. Ora, será que esses meninos foram pegos de surpresa? Não sabiam da real responsabilidade que envolvia o torneio? Como será o dia  a dia desses garotos nos seus clubes?
 A maioria desses garotos são tratados por seus parentes, amigos e clubes como se já fossem craques, como se já tivessem com o futuro garantido dentro da modalidade.
Acontece que, no caminho para se tornar um profissional com uma carreira sólida, existem vários tipos de situações difíceis, que requerem dos atletas equilíbrio emocional. 
Neste caso, o desequilibrio emocional foi um dos fatores que resultou na quarta colocação no torneio e tirou a sequência de um trabalho, pelo menos desta geração, em seleções, por um bom tempo.
Dentro do processo de Coaching, através de ferramentas poderosas e uma metodologia com comprovação científica, o próprio individuo se auto-analisa e percebe seus pontos fortes e fracos e o que precisa ser trabalhado para se fortalecer.
Espero que, muito em breve, os clubes, entidades, federações e confederações percebam e busquem o auxílio dos profissionais desta área, para ajudar na formação dos seus atletas, dando força, motivação, traçando objetivos e alcançando metas definidas.